6 PASSOS PARA O DOMÍNIO EMOCIONAL TOTAL QUE MUDARÁ SUA VIDA
Todos nós já tivemos situações em que nossas emoções tiraram o melhor de nós, quer estejamos no trânsito, lidar com um colega de trabalho difícil ou discutindo com um ente querido. Muitas vezes é porque não percebemos o que estava acontecendo até estarmos muito longe no “trem emocional” para mudar isso. Dizemos coisas que não queremos dizer e das quais nos arrependeremos mais tarde, porque não cultivamos domínio emocional. E quando você não domina suas emoções, você não poderá identificá-las e tratá-las até que seja tarde demais.
Amor, ódio, raiva, alegria, tristeza: a emoção humana é nosso maior presente. Você não quer se livrar das emoções – sem elas, a vida não tem sentido. Mas aprender como dominar suas emoções e usá-las, em vez de deixá-las usar você, é a chave para alcançar seus sonhos em todos os aspectos de sua vida.
O QUE É UMA EMOÇÃO?
As emoções são estados complexos que envolvem mudanças físicas e psicológicas que, por sua vez, influenciam nosso humor e comportamento. Uma emoção é desencadeada por um determinado evento ou objeto, que causa uma resposta fisiológica no corpo – tanto a felicidade quanto a tristeza podem nos fazer chorar, o medo faz nosso coração disparar, a raiva nos faz sentir quentes. Então mudamos nosso comportamento de acordo com a emoção. Podemos abraçar alguém, fugir ou gritar e lutar. O estágio de comportamento é o ponto em que o domínio emocional desempenha um papel. Quando você sabe como dominar suas emoções, você pode pegá-las antes que eles afetem seu comportamento.
Esta é a resposta direta para a pergunta: “O que é uma emoção?” Além dessa definição, existem muitas teorias sobre o que causa a emoção e por que reagimos a certas experiências da maneira como reagimos. Uma coisa é certa: a emoção humana é uma força poderosa a ser considerada.
O QUE É DOMÍNIO EMOCIONAL? A RESPOSTA DA PSICOLOGIA
A psicologia americana inicial abraçou a Teoria de James-Lange, que sustentava que as emoções são estritamente o produto da fisiologia (uma resposta neurológica a alguns estímulos externos). Essa visão evoluiu quando a Teoria de Cannon-Bard afirmou que o tálamo do cérebro medeia entre estímulos externos e experiência emocional subjetiva.
O conceito de domínio emocional não foi introduzido até a década de 1960 com o experimento Schachter-Singer, onde os pesquisadores deram aos participantes uma dose de uma vitamina placebo. Os participantes então assistiram os colegas preencherem um conjunto de questionários. Quando os colegas responderam com raiva aos questionários, os participantes também ficaram com raiva. Mas quando os colegas responderam alegremente, os participantes também se sentiram felizes. Os resultados do estudo implicaram uma conexão entre a influência dos pares e a experiência sentida de emoção.
A ideia de que as emoções são influenciadas por estímulos externos e internos foi desenvolvida pelo psiquiatra Allen Beck, que demonstrou que os pensamentos, a influência dos colegas e as circunstâncias moldam as emoções. A pesquisa de Beck formou a base da moderna terapia cognitivo-comportamental, o padrão-ouro de domínio emocional como é entendido hoje.
POR QUE O DOMÍNIO EMOCIONAL É IMPORTANTE?
Sentimentos e domínio emocional desempenham um papel em nossa experiência subjetiva do mundo– ou seja, a maneira como interpretamos as coisas que nos acontecem, em oposição à experiência objetiva, que são os fatos do que realmente aconteceu. É por isso que os psicólogos reconhecem que a resposta para “O que é uma emoção?” inclui a capacidade de influenciar a maneira como pensamos e agimos.
Não podemos mudar nossa experiência objetiva. Acontecem coisas todos os dias que estão fora do nosso controle. Mas nós podemos mudar nossa experiência subjetiva: o significando que atribuímos a essas coisas. Isso é domínio emocional, e tem um impacto enorme em nosso relações interpessoais, auto-estima, habilidades de comunicação e realização geral na vida.
AS EMOÇÕES NOS UNIFICAM ATRAVÉS DAS LINHAS CULTURAIS
Existem seis emoções básicas que são universais em todas as culturas: felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e nojo. Todos nós experimentamos esses sentimentos, embora existam diferenças culturais em relação ao que é uma demonstração apropriada de emoção.
AS EMOÇÕES GOVERNAM NOSSA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR
Uma vez que as emoções são um produto de nossas experiências e como percebemos essas experiências, podemos cultivar emoções positivas focando nelas. Existem 10 “emoções de poder” que cultivam o domínio emocional criando uma base de afeto positivo. Quando incorporamos até mesmo pequenas doses de gratidão, paixão, amor, fome, curiosidade,confiança, flexibilidade, alegria, vitalidade e senso de contribuição, preparamos o terreno para nos sentirmos bem conosco mesmos.
O DOMÍNIO EMOCIONAL APOIA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
Quando você é capaz de demonstrar emoções apropriadas à situação, você é capaz de nutrir seus relacionamentos. Quando você não sabe como dominar suas emoções, ocorre o oposto: você pode perder o controle com pequenos aborrecimentos ou reagir com raiva quando a tristeza é uma resposta mais apropriada. Sua resposta emocional afeta aqueles ao seu redor, o que molda seus relacionamentos para melhor ou pior.
COMO DOMINAR SUAS EMOÇÕES EM SEIS PASSOS
O melhor momento para lidar com uma emoção é quando você começa a senti-la e experimentá-la plenamente. Dessa forma, ele não vai continuar aparecendo uma e outra vez. Seguindo estes seis passos simples, você aprenderácomo dominar suas emoçõese assuma o controle de sua vida.
1. IDENTIFIQUE O QUE VOCÊ ESTÁ REALMENTE SENTINDO
O primeiro passo para aprender a dominar suas emoções é identificar quais são seus sentimentos. Para dar esse passo em direção ao domínio emocional, pergunte a si mesmo:
- O que estou realmente sentindo agora?
- Estou realmente me sentindo…?
- É outra coisa?
2. RECONHEÇA E APRECIE SUAS EMOÇÕES, SABENDO QUE ELAS O APOIAM
O domínio emocional não significa desligar ou negar seus sentimentos. Em vez disso, aprender a dominar suas emoções significa apreciá-las como parte de si mesmo.
- Você nunca quer fazer suas emoções erradas.
- A ideia de que tudo o que você sente é “errado” é uma ótima maneira de destruir a comunicação honesta consigo mesmo e com os outros.
3. FIQUE CURIOSO SOBRE A MENSAGEM QUE ESSA EMOÇÃO SUGERE PARA VOCÊ
Domínio emocional significa abordar seus sentimentos com um senso de curiosidade. Seus sentimentos lhe ensinarão muito sobre si mesmo se você permitir. Ficar curioso ajuda você:
- Interrompa seu padrão emocional atual.
- Resolva o desafio.
- Evite que o mesmo problema ocorra no futuro.
4. FIQUE CONFIANTE
O caminho mais rápido e poderoso para o domínio emocional sobre qualquer sentimento é lembrar de uma ocasião em que você sentiu uma emoção semelhante e a controlou com sucesso. Já que você administrou a emoção no passado, com certeza você pode lidar com ela hoje.
5. TENHA CERTEZA DE QUE VOCÊ PODE LIDAR COM ISSO NÃO APENAS HOJE, MAS TAMBÉM NO FUTURO
Para dominar suas emoções, crie confiança ensaiando como lidar com situações em que essa emoção pode surgir no futuro. Veja, ouça e sinta-se lidando com a situação. Isso é o equivalente a levantar pesos emocionais, então você construirá o “músculo” necessário para lidar com seus sentimentos com sucesso.
6. EMPOLGUE-SE E AJA
Agora que você aprendeu a dominar suas emoções, é hora de ficar animado com o fato de que você pode:
- Lide facilmente com essa emoção.
- Tome alguma ação imediatamente.
- Prove que você lidou com isso.
O domínio emocional é uma das mais poderosas habilidades que você pode aprender para criar uma vida que seja autêntica e gratificante.